Voltar

É seguro investir em imóveis em 2023?

data

26 de dezembro de 2022

Notícia


O mercado imobiliário é um segmento tradicional de investimento. Embora encante com a ideia dos altos rendimentos, também traz receio, porque estamos falando de investimentos altos e que, por isso, podem causar a percepção de que o retorno irá demorar para acontecer. É o que talvez você pense, certo? Mas, na verdade, não é bem assim: pelo menos não é mais em 2023. Neste pós-pandemia, com o mercado imobiliário aquecido e a economia brasileira se reerguendo, podemos dizer que é um ótimo momento para começar a investir em imóveis. Porém, é totalmente segura esta escolha? Confira em nosso artigo alguns pontos importantes que você precisa levar em consideração para entender este panorama.


real estate concept, choose house to buy, different offers of property online on virtual screen


Economia brasileira em 2022


Por conta da pandemia, o mundo inteiro passou por instabilidades econômicas nos últimos dois anos. Mas no segundo semestre de 2022, a economia do Brasil se encontra em um excelente momento. De acordo com o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), o Brasil alcançou um saldo positivo de 218.902 vagas formais de emprego. Os dados são de julho de 2022, e registra um acúmulo de 1.560.896 novos empregos neste ano. Fazendo um recorte em Santa Catarina, houve um recorde nacional de emprego. O estado atingiu a marca de 65,8% da população acima de 14 anos ocupada e, considerando apenas a parcela de pessoas que fazem parte da força de trabalho, o nível de ocupação é de 96,1%.


Segurança e estabilidade


As chances de você perder o investimento em um imóvel são muito baixas. Isso porque a demanda por imóveis é constante em todas as atividades do dia a dia, sem contar que aplicar o dinheiro no mercado imobiliário garante imunidade à quebra de bancos. Não importa a sua finalidade, as pessoas sempre vão precisar de um imóvel para morar, e mesmo tendo um planejamento financeiro e uma vida estável, você sempre terá um imóvel caso necessite vendê-lo ou alugá-lo para incrementar sua renda.


Valorização crescente


Além disso, existe uma crescente valorização de imóveis. Em nosso país, é muito comum as pessoas estarem em busca de casa ou apartamento para morar. Dessa forma, a procura acaba sendo muito maior do que a quantidade de imóveis disponíveis, o que gera um aumento de preço e, consequentemente, uma excelente valorização. Isso ocorre principalmente em regiões emergentes, onde existe uma infraestrutura mais trabalhada, pontos comerciais em ascensão, pontos turísticos e até mesmo pontos de contato com a natureza, que tem se valorizado cada vez mais em meio ao mundo tecnológico e pós-pandêmico em que vivemos. 


Alta demanda


Alugando o imóvel que você comprou, você retira todo o mês a rentabilidade com aluguel. É uma segunda fonte de renda para a sua família, uma renda passiva, que geralmente cresce conforme a correção do IGPM. Segundo o índice FipeZap, que avalia a demanda por imóveis no país, 60% das pessoas entrevistadas pensam que, agora é o melhor momento para comprar um imóvel, enquanto 48% dos entrevistados pretendem adquirir um nos próximos três meses. Para fazer um excelente negócio com aluguel, é preciso se atentar a alguns fatores na hora da compra, como a demanda por aluguel na região, o perfil de imóvel que está sendo procurado pelas pessoas e também o preço que já é cobrado na área.


Diversificação


O setor imobiliário é uma excelente opção para quem deseja diversificar as suas categorias de investimentos. Esse segmento, diferente de outros, é mais sólido e menos volátil, tem ciclos mais definidos e consolidados, portanto, os riscos acabam sendo muito menores. Como o mercado imobiliário está a todo vapor em 2022, a compra de imóveis acaba sendo uma aposta muito inteligente e segura. Além disso, é também um bom segmento para conseguir resultados a médio e longo prazo.



Mercado imobiliário aquecido


Depois da pandemia, houve muita insegurança referente à valorização dos imóveis e a situação do mercado imobiliário como um todo. No entanto, este mercado vem recebendo destaque durante a recuperação econômica do Brasil. Mesmo com a taxa Selic, que chegou em 13,75% em setembro de 2022, o número total de imóveis vendidos no primeiro trimestre de 2022, segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), foi de quase 40 mil. Superou em cerca de 6% quando comparado ao mesmo período de 2021. Os números de lançamentos de imóveis também não ficam para trás: houve um crescimento de 2,2% no primeiro trimestre de 2022 quando comparado ao primeiro trimestre de 2021. No total, no ano passado, as vendas de imóveis cresceram 26,1% em todo país, com relação ao ano anterior, 2020. 


Afinal, é seguro investir em imóveis em 2023?


Sim! Mesmo depois de apresentar fatores positivos e que corroboram para esta resposta, nós confirmamos que sim, é um bom momento. Se você tiver mais interesse sobre investimento de imóveis e ainda quiser entender mais como funciona este mercado e o que você precisa se atentar, nós sugerimos outro artigo para você: 6 motivos para investir em imóveis. Aproveite também para conhecer todos os empreendimentos da J. A. Russi no litoral catarinense. Até a próxima!

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.