Plantas na decoração: confira as principais vantagens e dicas de como usar

Utilizar plantas na decoração tem ganhado bastante destaque nos últimos anos. O contato com a natureza dentro de casa traz uma sensação maior de relaxamento e prazer, pois cria um distanciamento do cotidiano urbano e agitado que estamos acostumados. As plantas trazem harmonia e equilíbrio ao ambiente, conforto para os moradores e também dão um toque de autenticidade para a decoração da casa.

Além disso, existem vantagens diretas para a nossa saúde. Plantas são filtros naturais que purificam o ar ao nosso redor. Espécies como a jibóia, espada-de-são-jorge e lírio da paz conseguem absorver substâncias poluentes, como o amoníaco e o benzeno. Elas auxiliam também no controle da ansiedade e do estresse, pois cuidar de plantas pode se tornar um hobby relaxante e que faz uma pausa na rotina corrida. As plantas se desenvolvem em um ritmo próprio, acabam tomando formas inesperadas e dão mais vida aos ambientes.

Neste artigo, separamos algumas dicas de como usar as plantas na decoração. Confira:

Plantas nas salas

O cômodo mais comum que recebe plantas é a sala de estar. Isso porque as espécies trazem mais vida ao ambiente, além de deixá-lo muito mais atraente e autêntico. Para as salas, sugerimos plantas de grande porte e que fiquem ao lado de móveis, para receber grande destaque. Ráfis, figueiras, espadas-de-são-jorge, zamioculca… as variedades de espécies são muitas. Ao colocá-las no chão, lembre-se dos vasos: eles também compõem o ambiente e devem seguir a mesma decoração. Caso você prefira plantas menores, opte por vasos pendentes sobre os móveis, ou então suportes para abrigarem as espécies. Porém, se você quiser dar apenas um toque sutil e verde à sala, sugerimos plantas pequenas em cima das mesas de centro.

Mais home, menos office

O home office da sua casa às vezes acaba sendo um ambiente mais frio e de pouca conexão com a personalidade dos moradores e até mesmo da própria casa. A funcionalidade, para este cômodo, é a prioridade. Porém, não podemos esquecer de dar um toque mais aconchegante a ele. As plantas, além de decorarem o ambiente, ajudam a diminuir a ansiedade e fazem um contraponto à tecnologia do home office. Você pode aproveitar para colocar plantas grandes, como as famosas Costelas-De-Adão, ou então as esbeltas ráfis.

Selva no quarto

As plantas permitem compor decorações diversas. Estilo minimalista, romântico, rústico, industrial, clean… Elas não são restritas a nenhum tipo de ambiente e composição. Por isso, use e abuse delas. Se você prefere um ambiente com poucos elementos, sugerimos vasos de plantas menores, que podem ser colocados em prateleiras, escrivaninhas e mesas. Se você quer dar mais protagonismo ao verde, sugerimos os vasos de plantas de médio a grande porte, como as que citamos no tópico anterior. Porém, se você já é amante das plantas e quer entrar de cabeça nesse novo mundo, pode fazer uma mistura de tipos e espécies.

Plantas pendentes, que possam ficar caídas até o chão, dão um ar mais “selvagem” para o ambiente. As jibóias, por exemplo, não precisam de tanta iluminação e são bastante resistentes. Quando ficam no alto, seus galhos costumam crescer em metros! Você pode moldar suas paredes com as folhas e até mesmo dispô-las entre os cômodos.

Plantas no banheiro

As plantas também podem aparecer na decoração do banheiro, sim! Elas trazem uma sensação de bem-estar e relaxamento, e podem acabar dando até mesmo um clima de spa para o ambiente. Você pode investir em pequenos vasos para colocar nas prateleiras do banheiro, ou até mesmo pendurar jibóias e deixá-las crescer nas paredes. Só cuide com a iluminação: como o banheiro é um cômodo não tão amplo e geralmente com janelas menores, a luz acaba sendo mais escassa. Portanto, invista em plantas que não precisem de tanta iluminação para sobreviver.

Entre estantes e prateleiras

Se você é uma pessoa que gosta de estantes, então talvez se interesse em decorá-las com plantas. Em meio a livros e porta-retratos, elas dão um toque vivo e moderno. Você pode escolher espécies pequenas, que cabem em vasos, ou então plantas que crescem pendentes. Nesses casos, dá para usar a criatividade para se adequar aos tamanhos das prateleiras, pois existem diversas espécies que se dão bem em espaços reduzidos.

Horta na cozinha

Você já pensou em ter uma horta própria na sua cozinha? Essa alternativa funciona muito bem para aquelas casas que não possuem jardins ou apartamentos que não tenham varandas ou outros espaços abertos. Extremamente práticas, várias mudas de plantas podem crescer em pequenos vasos na sua cozinha. Existem marcas que trazem essa iniciativa com o propósito de fazer crescer temperos em espaços realmente pequenos. As plantas na cozinha deixam o ambiente mais convidativo e agradável; você pode investir em colocar vasos nas prateleiras, balcões e até mesmo em cima da pia.

Lembre-se que as plantas precisam de você!

Por mais que estejamos falando sobre decoração, de como as plantas ajudam a compor os ambientes e trazem benefícios para os moradores, é também fundamental entender que elas são vivas e dependentes de você. Plantas precisam de luz e água para sobreviverem, portanto, não se esqueça delas depois de incorporá-las em sua casa. Existem espécies que vão precisar ficar em ambientes com maior iluminação e outras que precisarão de uma constância maior de rega. Portanto, certifique-se de que você conhece bem as espécies que irá trazer para a casa.

Caso sua rotina seja muito intensa e não sobre tanto tempo para cuidar das plantas, opte por cactos: eles são excelentes para quem vive na correria, pois se adaptam a diversos tipos de ambiente e não precisam ser regados com tanta frequência. Além disso, combinam com todo o tipo de decoração e espaço.

Se você tem pets, cuidado!

Algumas espécies de plantas são tóxicas para gatos e cachorros. Portanto, informe-se bem na hora de escolher as novas moradoras da sua casa. Existem vários sites que listam as plantas nocivas para os animais, que podem causar desde leves intoxicações até a morte. Então não arrisque! Busque espécies amigáveis e que não atrapalhem a saúde dos seus bichinhos. Algumas plantas, inclusive, são comestíveis e ajudam na riqueza da alimentação deles.

Este foi o nosso artigo sobre plantas na decoração. A gente espera que, depois de você conhecer as principais vantagens e dicas de como utilizá-las nos ambientes, consiga incorporá-las na sua casa com muita criatividade e amor. Gostou desse conteúdo? Então fique de olho em nosso blog para mais assuntos como este. Até a próxima!

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Central de Vendas - (47) 3268-6086

empresas parceiras

Copyright © 2021 – All Rights Reserved – J.A. Russi Construtora e Incorporadora – Web Development Rafaga Studio

Shopping Basket