Permuta de imóveis: confira 5 dicas de como fazer com segurança

A permuta de imóveis surgiu da necessidade de facilitar a troca de moradias sem haver tanta espera e burocracia. Muitas vezes, um anúncio de venda de imóvel fica ativo por muito tempo, o que acaba segurando as pessoas de investirem em uma nova casa. Porém, com a permuta de imóveis, é possível fazer um acordo para entregar o imóvel em troca de outro. É claro que existem algumas regras e detalhes que você deve manter a atenção. Mas nós estamos aqui para ajudar: neste artigo separamos 5 dicas úteis de como fazer a permuta de imóveis com segurança. Confira:

O que é a permuta de imóveis?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é a permuta de imóveis. Trata-se de uma negociação entre duas partes para efetivar a troca dos seus bens. Esse processo permite que você encontre um novo imóvel ao mesmo tempo em que se desfaz da sua propriedade, não precisando colocá-la à venda. Em alguns casos, algum imóvel pode ter o valor de mercado superior, e dessa forma, seu proprietário exigir uma compensação na troca.

Quais bens podem ser permutados?

A permuta de imóveis apenas pode ser realizada entre bens solos e que são passíveis de serem incorporados. Veja, resumidamente, quais são eles:

  • Casas e apartamentos já construídos ou que estejam na fase de construção;
  • Unidades de incorporação;
  • Lotes resultantes da divisão de terrenos;
  • Terrenos resultantes de loteamentos;
  • Terrenos comprados para serem vendidos, estando construídos ou não;
  • Prédios construídos para serem vendidos em unidades ou então de forma autônoma.

Confira, agora, 6 dicas de como fazer a permuta de imóveis com segurança:

  1. Organize os documentos da sua propriedade

O primeiro passo é se organizar burocraticamente. Separe os documentos que comprovam a situação legal do seu imóvel e, ao escolher o imóvel da permuta, certifique-se de que a outra parte também possua esses documentos. Isso evita problemas que possam prejudicar uma das partes futuramente, como por exemplo, o imóvel pode estar fazendo parte de um inventário que possua partilha de bens. Dessa forma, o imóvel em questão não poderia ser negociado. 

  1. Faça um levantamento das vantagens do imóvel

Depois de escolher o imóvel que você deseja trocar na permuta, é muito importante conhecer todas as vantagens que ele traz para você. Além da própria construção em si, busque conhecer sobre o bairro onde ele é localizado, os pontos comerciais próximos, informações sobre a vizinhança, etc. Encontre os pontos positivos e também busque por negativos. Dessa forma, você evita se decepcionar ao longo do processo. Aproveite também para fazer uma avaliação do seu próprio imóvel, elencando as vantagens que ele possui e também as negativas. Assim você pode trazer uma imagem mais real, sincera e muito positiva na permuta.

  1. Fique atento às cláusulas do contrato

Os contratos de permuta de imóveis são bem diferentes daqueles que são voltados para a compra. Por isso, fique sempre atento aos detalhes. O documento é firmado na forma de escritura pública, onde consta a data de entrega dos bens, responsabilidade de tributos, entre outras atribuições. Uma dica é incluir cláusulas que garantem a entrega do imóvel; e, no não cumprimento dessa regra, que seja feito o pagamento em dinheiro caso uma das partes desista do acordo.

  1. Faça uma avaliação de mercado

Você talvez tenha uma ideia de quanto precificar o seu imóvel. No entanto, é fundamental fazer uma pesquisa. Assim você garante que nenhuma das duas partes saia perdendo no acordo, pois muitas vezes, o imóvel a ser adquirido pode ter um valor menor que o seu atual. A ideia é evitar prejuízos.

  1. Não esqueça da tributação

No processo de permuta de imóveis, a Receita Federal permite a isenção no imposto de renda. No entanto, essa concessão é válida apenas quando não há alguma compensação entre as partes. Caso o seu imóvel valha mais do que a propriedade da outra parte, é preciso declarar o dinheiro recebido.

Essas foram as nossas 5 dicas de como fazer a permuta de imóveis com segurança. A J.A. Russi atualmente está com condições especiais para permutas. Se quiser conhecê-las, entre em contato pelo whatsapp clicando aqui. 

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Central de Vendas - (47) 3268-6086

empresas parceiras

Copyright © 2021 – All Rights Reserved – J.A. Russi Construtora e Incorporadora – Web Development Rafaga Studio

Shopping Basket