Masterplan Balneário Camboriú: desenvolvimento sustentável na cidade

O Masterplan de Balneário Camboriú é um projeto que promete trazer um desenvolvimento mais sustentável para a cidade. Criado por um escritório renomado de Curitiba, ele traz diretrizes para o futuro do município, que atualmente já é um dos destinos litorâneos mais procurados para turismo. Com este projeto, a cidade receberá ainda mais prestígio por conta do maior aproveitamento de suas belezas naturais, além de novos pontos turísticos e da melhoria da urbanização.

Neste artigo, conheça o que é o Masterplan de Balneário Camboriú e o que sugere esse projeto para a cidade. Continue lendo:

O que é o Masterplan de Balneário Camboriú?

O Masterplan é um grande projeto que visa melhorar a cidade em diversos aspectos. De maneira mais detalhada, é um ordenamento territorial que traz vantagens na mobilidade urbana, na criação de novas localidades, em ações sustentáveis, na preservação e desenvolvimento das identidades culturais e naturais da cidade. Segundo o prefeito da cidade, Fabrício Oliveira, o Masterplan é um poderoso estudo para o planejamento de Balneário Camboriú para os próximos anos.

O escritório por trás do Masterplan

Desde janeiro de 2020, o Masterplan tem sido desenvolvido pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, de Curitiba (PR). Recentemente, a renomada empresa trabalhou em projetos nas cidades de São Paulo e União da Vitória, e agora, atuará nesse grande projeto de Balneário Camboriú. Referência em arquitetura sustentável, Jaime Lerner já foi prefeito de Curitiba e utiliza aspectos modernos e inovadores em suas criações.

Recentemente, a prefeitura de Balneário Camboriú abriu o projeto para avaliação e contribuições públicas, que podem vir tanto de profissionais da área quanto da população em geral.

O que esse projeto prevê

Confira o que conta no estudo do Masterplan:

  • Valorização do ecoturismo, com trilhas e novos parques
  • Novas vias e ações de melhoria da mobilidade
  • Intervenções nas Praias Agrestes
  • Novos centros turísticos
  • Valorização do patrimônio histórico, arqueológico e da identidade da cidade
  • Revitalização da Praia Central
  • Criação de um distrito de inovação no bairro Nova Esperança
  • Estruturas de valorização de áreas nas margens do Rio Camboriú
  • Criação do Parque da Pedreira no Morro do Boi
  • Parque inundável ao redor do Rio das Ostras

As etapas do Masterplan

Em entrevista para o Gazeta do Povo, a arquiteta e urbanista Valéria Bechara, que é sócia-fundadora do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, disse que o projeto será implementado em duas grandes vertentes. A primeira será a  macroestruturação urbana e englobará questões relacionadas ao ordenamento territorial, conectividade, meio ambiente e identidade. Já a segunda irá apresentar projetos estratégicos específicos, a nível conceitual, que valorizam o meio ambiente, aspectos históricos e culturais para a construção de um sentido de pertencimento e consolidação de uma identidade para seus moradores.

Revitalização da Praia Central

Como já mencionamos, a Praia Central passará por uma revitalização. Queridinha dos turistas e dos moradores da cidade, a famosa praia de BC também estará no Masterplan. O escritório de arquitetura prevê desde a macrodrenagem e recuperação da vegetação de restinga à revitalização do passeio, com ciclovias, quiosques para o comércio e serviços de segurança e também academias ao ar livre. Porém, essa etapa somente será colocada em prática após a conclusão do alargamento da faixa de areia da Praia Central, que deve ser finalizada ainda esse ano. Clique aqui e conheça mais sobre o projeto de alargamento.

Ruas e rodovias

Uma importante parte do projeto, chamada de “Caminhos do Mar”, conta com o fechamento de cerca de sete vias para o trânsito de veículos motorizados. Transversais às avenidas, essas ruas irão integrar os territórios a partir da paisagem urbana, conectando os bairros até o mar, com calçadas compartilhadas, desenhos urbanos e presença de comércio. Serão eixos livres e bem iluminados, dando prioridade aos pedestres e veículos não motorizados.

Quanto à rodovia, no Masterplan, a BR-101 deve ser transformada em uma grande avenida interpraias. Além disso, deve também servir como uma solução para demandas de maior e menor distâncias, através da implantação de linhas de transporte interurbanas e que circulem dentro do município.

Balneário Camboriú já é um excelente lugar para se viver, e iniciativas como essa melhoram ainda mais as expectativas para o desenvolvimento da cidade. Conheça nossos empreendimentos na região, fale conosco clicando aqui.

 

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Central de Vendas - (47) 3268-6086

empresas parceiras

Copyright © 2021 – All Rights Reserved – J.A. Russi Construtora e Incorporadora – Web Development Rafaga Studio

Shopping Basket