Litoral Catarinense é sinônimo de qualidade de vida

Santa Catarina é marcada pelas belezas do seu litoral. É muito comum ouvir falar da exuberância das praias e do livre contato com a mata nativa, dos parques famosos nacionalmente e também do crescente nível econômico da região, que se desenvolve principalmente por conta do turismo. Mas o litoral catarinense não é somente isso. A região possui um alto nível do Índice de Desenvolvimento Humano, possui um ótimo número de empregos disponíveis e também uma crescente evolução no quesito de segurança. É, sem dúvidas, uma ótima região para investir.

Devido a isso, o litoral catarinense é sinônimo de qualidade de vida e, neste artigo, iremos te contar mais detalhes do que fazem o local ser tão amado e respeitado. Conheça mais sobre a segurança, turismo, belezas naturais, desenvolvimento e economia do litoral catarinense.

Referência em segurança

A segurança é um dos principais quesitos que tornam o litoral catarinense sinônimo de qualidade de vida. As cidades dessa região possuem um baixo índice de criminalidade e violência, o que permite que famílias possam viver com mais tranquilidade ao sair nas ruas. A cidade de Balneário Camboriú é a que mais se destaca.

O Ranking Connected Smart Cities, lançado anualmente pela consultoria Urban Systems, colocou a cidade como a mais segura do Brasil em setembro de 2019. A pesquisa leva em consideração o monitoramento de áreas de risco, número de assassinatos, mortes no trânsito, investimento em segurança e número de policiais por habitantes. Balneário Camboriú, nos últimos anos, teve um aumento no investimento de segurança, contratando um maior número de policiais para a cidade.

O lugar perfeito para turismo

O litoral catarinense é muito conhecido por receber um número alto de turistas a cada ano, principalmente na temporada de verão. As cidades do litoral, como Balneário Camboriú, Itapema e Florianópolis costumam receber diversos argentinos e uruguaios durante o ano. Por conta da pandemia do novo Coronavírus, o cenário pode mudar. Segundo pesquisa da Santur, Agência de Desenvolvimento do Turismo Catarinense, o litoral do estado deve receber uma maior quantidade de turistas brasileiros no verão, que podem se deslocar de maneira mais fácil de carro. Uma pesquisa feita pelo Grupo RBS aponta que a região será o destino de 56% dos gaúchos na temporada de verão 2020/2021.

O litoral catarinense chama a atenção por conta de suas praias, cachoeiras, lagos, parques, patrimônios históricos e vida noturna. A região possui estruturas que comportam os visitantes, com terminais de passagens marítima e aérea. Além disso, é também o local onde fica parques muito desejados para a visitação: o Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, que conta com passeio de bondinho e contato com a Mata Atlântica, e o Beto Carrero World, em Penha, que é o maior parque temático da América Latina e que conta com mais de 100 incríveis atrações.

Repleto de belezas naturais

E por falar em turismo, como já mencionamos no tópico anterior, a região é rica em belezas naturais. Como estamos falando do litoral, temos uma vasta extensão de praias que são conhecidas internacionalmente, como as de Florianópolis e a Praia do Rosa (que foi eleita pelo The Guardian como uma das mais belas do mundo) e que são também perfeitas para tomar banho e praticar esportes. Nas praias de águas calmas, é possível fazer stand up paddle e levar as crianças; já nas praias de águas mais agitadas, é muito comum encontrar surfistas encarando as ondas e também praticando o kitesurf.

Muito além das águas do mar, é também possível apreciar o lado verde da região. Existe uma grande opção de trilhas com paisagens deslumbrantes, que pegam tanto partes das praias quanto da mata nativa do estado.

Alto índice de IDH

O litoral catarinense também é destaque quanto ao Índice de Desenvolvimento Humano. Conforme dados da Organização das Nações Unidas, a capital Florianópolis é a 4ª melhor cidade para se viver no Brasil. Mas os números vão muito além: o litoral catarinense, assim como outras cidades do estado, possui um alto nível de qualidade de vida, pois conta com elevados índices no quesito de educação, assistência à saúde e renda. Vale também mencionar que Santa Catarina possui um alto nível de expectativa de vida: 5 anos acima da média nacional, atingindo aos 73,7 anos.

Excelente retorno econômico

De maneira geral, a economia de Santa Catarina traz um excelente retorno. Em tempos de pandemia, a região foi destaque, pois poucos foram os setores impactados – e os que foram, conseguiram se reerguer sem muita dificuldade. Segundo o Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais de Santa Catarina, divulgado em agosto de 2020 pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), afirma que o PIB catarinense tem sido muito positivo. Nos últimos 17 anos, Santa Catarina conseguiu aumentar o valor total de seu PIB anual: de R$ 54 bilhões para R$ 317 bilhões.

De uma forma mais abrangente, a economia de Santa Catarina é muito diversificada, o que a faz ser reconhecida como o 5º estado mais rico do país. Em seu território, são desenvolvidas atividades econômicas no ramo da indústria, do extrativismo animal, vegetal e mineral, e também no ramo da agricultura, pecuária e, mais especificamente no litoral catarinense, pesca e turismo.

Este foi o nosso artigo sobre como o litoral catarinense é sinônimo de qualidade de vida. Gostou do conteúdo? Então aproveite para ler também como a economia de Santa Catarina mantém o desempenho acima da média. Até a próxima!

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Central de Vendas - (47) 3268-6086

empresas parceiras

Copyright © 2021 – All Rights Reserved – J.A. Russi Construtora e Incorporadora

Shopping Basket