Fachada Ventilada

Você sabe o que é uma fachada ventilada?

Conheça seus benefícios e suas vantagens

Quando falamos de um empreendimento, logo vem a imagem de sua fachada pois ela é a identidade do edifício.

Técnicas construtivas estão em constante evolução com novos materiais e formas construtivas surgindo a cada dia oferecendo beleza e conforto de forma sustentável. E é justamente isso que a J.A. Russi busca ao aplicar a Fachada Ventilada em seus empreendimentos.

Mas o que é uma Fachada Ventilada?

É um sistema aplicado na parte externa do empreendimento substituindo a pintura ou a tradicional pastilha. O revestimento é fixado por meio de uma subestrutura de alumínio estrutural e fixações em aço inoxidável marítimo.

Como funciona?

A estrutura de alumínio estrutural com fixações em aço inoxidável marítimo é aplicada a uma distância de 10 a 15cm de saída para a parede de fechamento do edifício. Esta estrutura é dimensionada, considerando peso e cargas de vento. Esta parede de fechamento deve estar totalmente tratada com argamassa bem como receber uma impermeabilizada adequada para o uso. Sobre essa estrutura é fichado o revestimento externo, que em nossos empreendimentos são peças de porcelanato – pode ser outro tipo de material, como por exemplo cerâmica extrudada, placas fenólicas, fibrocimentos, mármores, granitos, wpc, zinco, cobre, acm, madeira, vidro, etc – desta forma o espaço entre o revestimento e a parede de fechamento propicia uma movimentação natural do ar, devido a diferença de temperatura e pressão, denominado “Efeito Chaminé”

Onde já foi utilizado?

No Sint Maarten Residence, localizado na Barra Sul, Bal Camboriú/SC (ao lado do Oceanic Aquarium).

Qual os próximos a serem utilizados?

Atualmente estamos utilizando no Mueller Ocean Club e Royal Tower Residence ambos no centro de Bal Camboriu/SC.


No Royal Tower o revestimento é porcelanato Italiano de 1,00 x 1,00 da marca Gardenia Orchidea. Já no Mueller Ocean Club estamos utilizando porcelanato 0,60 x 1,20 da marca PortoBello.

Futuramente será utilizado no Sunny Coast, frente mar, no centro de Itapema e no Harmony of The Sea Residence, frente mar, no centro de Bal Camboriú.

Quais os benefícios:

A Fachada ventilada além de proporcionar para o empreendimento um beneficio estético, causa também alguns benefícios sustentáveis conforme podemos analisar:

Beleza – Diferencial estético

Devido ao porcelanato ter diversidade de formato, espessura, textura e cor, permite criar obras de vários estilos, desde os minimalistas até os contemporâneos. A composição de grandes formatos podem ser ajustados e alinhados com as esquadrias permitindo um resultado estético diferenciado.

Conforto – Térmico

Diante do afastamento do revestimento externo conectado a estrutura de alumínio aliado as juntas existentes entre cada peça do revestimento que se permite a circulação de ar – criando o que chamamos de efeito chaminé – onde faz com que o ar quente suba, permitindo que tenha mais ar fresco entre a revestimento externo e a parede. A constante circulação do ar na faz com que as paredes não sofram superaquecimento e mantenham uma temperatura ambiente agradável.  Com as juntas abertas, o ar aquecido na câmara de ar sobre uma convecção ascendente, fazendo uma renovação por ar fresco, gerando uma redução de transmitância térmica na parede de fechamento de aproximadamente 20%.

Conforto – Acústico

O som ao se propagar contra o edifico encontra uma “barreira” formada pelo revestimento externo, formando o efeito “massa, mola, massa”, que ocasiona a diminuição de ruídos. Na comparativa com os revestimentos tradicionais, o resultado é de uma redução de 30% na passagem dos dbs.

Conforto – Elimina a umidade e infiltração

Pela estrutura ficar afastada da alvenaria, o sistema permite a dispersão do vapor de dentro das paredes, diminuindo a umidade. O efeito chaminé evapora as umidades geradas por condensação e do interior da edificação.

Segurança – Garantia de qualidade

Atualmente as empresas que realizam a estrutura oferecem garantia de no mínimo 10 anos bem como possuem laudo de laboratório independente onde atesta que a Fachada Ventilada atende a norma brasileira de desempenho contra vento e impactos.

Sustentabilidade – Desperdícios de materiais

Por ser uma etapa da obra considerada 4 vezes mais rápida do que a convencional (pintura ou pastilha) acaba gerando menos resíduos durante este período, além de oferece maior economia de energia.

Sustentabilidade – Economia Energética

Pode haver uma economia de energia elétrica em até 20% uma vez que o edifício se mantem mais fresco no verão e aquecido no inverno, diminuindo assim a necessidade do uso de sistemas de climatização.

Sustentabilidade – Redução de Gastos com Manutenção

Por conter diversas peças individuais a Fachada Ventilada favorece a sua manutenção em caso de reparos. Além do mais, as peças em porcelanato sujam menos e por não terem rejunte seu período de limpeza se torna mais prolongado devido a sua auto limpeza com a água da chuva. No sistema de Fachada Ventilada as dilatações do sistema estrutural e dos revestimentos estão previstos, portanto não há necessidade de revisão ao longo do tempo na estrutura. Sem rejuntes ou silicones entre juntas, permite o efeito chaminé, não há ponto de acúmulo de umidades, portanto mesmo nas fachadas que não pegam sol não haverá o problema habitual de infiltrações, manchas e fungos nas paredes.

Gostou da matéria? Quer conhecer de perto este sistema? Entre em contato conosco clicando aqui.

 

 

 

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Central de Vendas - (47) 3268-6086

empresas parceiras

Copyright © 2021 – All Rights Reserved – J.A. Russi Construtora e Incorporadora

Shopping Basket