Conheça as 7 melhores trilhas de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú conta com trilhas espetaculares. De norte a sul da cidade, em lugares que encostam na divisa de outras cidades e até mesmo que ficam em Camboriú, na cidade vizinha. Opções de trilhas é o que não faltam nessa cidade que preza pelo turismo e pelo contato com a natureza. Apesar dos altos prédios, é possível se conectar com a fauna e flora da Mata Atlântica em caminhos incríveis e que levam a destinos exóticos e surpreendentes.

Mas onde esses lugares maravilhosos se encontram? Como chegar até eles? Neste artigo, queremos que você conheça as 7 melhores trilhas de Balneário Camboriú para percorrer e aproveitar. Confira:

Trilha da Praia do Buraco

Vamos começar com uma trilha bastante popular e fácil de percorrer: a trilha da Praia do Buraco. Localizada no Pontal Norte, faz quase divisa com Itajaí. Ao longo de um extenso deck, é possível caminhar apreciando o mar da Praia Central, que oferece uma beleza exótica e bastante calma para o lugar. Ao terminar a trilha, você vai se deparar com uma praia quase deserta e com mar agitado: a Praia do Buraco, ou como também chamam, a Praia do Coco.

Trilha do Pico da Pedra

Essa é uma das trilhas mais populares da cidade. Embora fique localizada em Camboriú, cidade vizinha, é um local próximo e bastante acessível de chegar. Localizada no Morro da Congonha, o Pico da Pedra possui altitude de 680 metros e possibilita avistar toda a cidade de Balneário Camboriú, Camboriú, Penha, Navegantes, Itajaí, Itapema, Bombinhas, Tijucas e até mesmo parte da região de Florianópolis.

Para chegar até lá, é necessário percorrer uma trilha ecológica com aproximadamente 2,5km. Existem vários caminhos que levam até o destino, porém, sugerimos você iniciar a caminhada pela Rua Rio Congonhas, pois é possível deixar o carro no estacionamento, utilizar os banheiros e até mesmo tomar um café na volta. A trilha oferece alguns pontos íngremes e de mata densa, porém, pode ser feita por qualquer pessoa. A pedra do topo da trilha, bastante conhecida, pode ser escalada com a ajuda de uma corrente que fica disposta na própria pedra.

Trilha do Parque Municipal Raimundo Gonçalez Malta

Mudando um pouco de direção, saímos do ambiente praieiro e de extrema altitude para um ambiente mais calmo e em meio à vegetação. O Parque Municipal Raimundo Gonçalez Malta, que fica bem próximo à UNIVALI de Balneário Camboriú, possui excelentes opções de trilhas. De acordo com a Secretaria de Turismo da cidade, o parque abriga diferentes trilhas, que totalizam um percurso de cerca de 40 minutos. Nele, é possível entrar em contato com a fauna e flora do parque, que é extremamente rica: um pedaço da Mata Atlântica que encontra a mata remanescente de mangue. O local possui uma área total de 172.625 m², é acessível para todas as cidades e fica aberto nos finais de semana.

Trilha do Morro do Gavião

Essa trilha é perfeita para quem está procurando por uma caminhada que não ofereça um nível tão intenso de aventura. É um dos pontos mais altos da cidade – cerca de 241,4 metros – conta com 2.7km de percurso em uma trilha de nível fácil com duração de 1 hora. Chegando no Morro do Gavião, você vai se deparar com uma vista espetacular da cidade. Sugerimos que você se organize para assistir ao pôr-do-sol, ou então ao nascer do sol.

Caso você queira se aventurar um pouco mais, pode optar em praticar rapel no paredão de 15 metros de altura que o Morro do Gavião proporciona. Aliás, vale também mencionar que o lugar é conhecido como “Pico da Teta”, pois possui um formato que lembra o seio feminino.

Trilha do Morro da Aguada

Nosso próximo destino fica localizado no Parque Unipraias, que pode ser acessado por meio da Estação da Barra Sul ou da Praia de Laranjeiras. O Morro da Aguada possui uma altura de aproximadamente 240 metros e sua vista pode encantar qualquer pessoa. Nele, se encontra o Parque Unipraias, que faz a preservação da Mata Atlântica da região e oferece diversas atividades que envolvem a natureza. Além das trilhas, é possível desfrutar do mirante e das várias opções de aventura que o parque oferece, como tirolesa e trenó na montanha. E toda essa diversão começa com a chegada de bondinho, que é a porta de entrada para este lugar maravilhoso!

Trilha do Jacaré

A próxima trilha fica localizada em Camboriú e é bem diferente das outras que sugerimos para você, pois é perfeita para ser percorrida de bicicleta! Os 35km de extensão da Trilha do Jacaré são sinalizados a cada quilômetro, principalmente nas curvas, e contam com pontos de apoio em determinados lugares. Essa estratégia é utilizada para que os ciclistas possam aproveitar a natureza sem preocupação. O nome é bastante curioso: originou por conta do formato do percurso que, ao olhar em um mapa, lembra muito um jacaré de boca aberta.

Trilha do Morro do Careca

O Morro do Careca fica no limite entre Balneário Camboriú e Itajaí. Seu acesso pode ser feito por meio da Estrada da Rainha, na Praia dos Amores ou pelas escadas que ficam no final da Praia do Buraco. O caminho pode ser percorrido de carro, pois é mais largo; porém, como estamos falando de trilhas, sugerimos que você vá a pé. No final do percurso, irá se deparar com um mirante incrível, que oferece uma vista panorâmica da Praia Central e da Praia Brava. O Morro do Careca fica a aproximadamente 100 metros acima do nível do mar, e também é o ponto de partida para diversos vôos de parapente.

Que tal morar aqui na cidade e desfrutar dessas e muitas outras atrações, belezas naturais e pontos turísticos? Clique aqui e conheça nossos imóveis na região.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Central de Vendas - (47) 3268-6086

empresas parceiras

Copyright © 2021 – All Rights Reserved – J.A. Russi Construtora e Incorporadora – Web Development Rafaga Studio

Shopping Basket