Como é morar em Balneário Camboriú, em Santa Catarina?

Balneário Camboriú é uma cidade muito conhecida por seus pontos turísticos, imóveis de luxo e paisagens encantadoras. É uma região muito boa para visitar, considerada por muitos como uma “Dubai brasileira”. Mas como é realmente morar nessa cidade? Neste artigo, separamos alguns pontos que você precisa levar em consideração se está pensando em se mudar para Balneário Camboriú. Confira:

Número de habitantes

Apesar de não ser considerada uma cidade vasta em extensão, Balneário Camboriú é considerada grande para os padrões de Santa Catarina. No censo de 2020, o município apresentou cerca de 150 mil moradores na pesquisa. Isso acaba sendo uma vantagem, pois reflete nos índices de violência (que são baixíssimos) e também no fator de deslocamento. Embora a cidade receba um número alto de turistas na temporada de verão, o fluxo do trânsito é estável, o que acaba contribuindo para o deslocamento urbano. Já durante a baixa temporada, os carros e motos conseguem transitar com maior facilidade, sendo possível chegar de um ponto da cidade para o outro em questão de poucos minutos. Além disso, a orla da praia conta com ciclovia em toda a sua extensão.

Alto índice de segurança

Antes de se mudar para uma nova cidade, é preciso se atentar ao quesito segurança. Viver em um lugar confortável, onde as pessoas possam sentir segurança acaba sendo prioridade na qualidade de vida. Mas não se preocupe: neste quesito, Balneário Camboriú também se destaca. O município foi eleito em setembro de 2019 como a cidade mais segura do Brasil, segundo o Ranking Connected Smart Cities, lançado pela consultoria Urban Systems. “BC”, como é apelidada, possui um baixo índice de criminalidade, mas mesmo assim obteve, durante o período de pandemia, um alto investimento per capita em segurança, sendo referência na Guarda Municipal.

Alta infraestrutura

Como mencionamos, a cidade recebe uma grande quantidade de turistas por ano (chega a ser 4 milhões anualmente!). Por isso, precisa ter uma infraestrutura de ponta que supra todas as necessidades, não somente dos turistas, mas principalmente dos moradores. O desenvolvimento de Balneário Camboriú é crescente e constante, visto que recebe aportes de empresas privadas, além de tecnologias que trazem destaque e visibilidade para a região. O Masterplan é um grande exemplo disso: um ordenamento territorial que traz vantagens na mobilidade urbana, na criação de novas localidades, em ações sustentáveis, na preservação e desenvolvimento das identidades culturais e naturais da cidade.

Mercado imobiliário

Outro ponto muito importante nessa lista é o mercado imobiliário. Mesmo em época de pandemia, o setor estava aquecido. Atualmente, Balneário Camboriú está na quarta posição de cidades que possuem o metro quadrado mais caro do país. Fica apenas atrás do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Isso mostra que a cidade possui diversos pontos positivos para morar e investir, e isso não vem de agora. O setor da construção civil vem mudando o cenário da cidade há anos, com prédios extremamente altos e que ocupam a atenção da mídia, apartamentos de alto padrão em condomínios de luxo, que dão a cidade o toque praieiro mas também cosmopolita que todos conhecem.

Diversas praias

Balneário Camboriú é mais conhecida por suas praias. E não poderia ser diferente: a cidade conta com diversas opções para se refrescar no verão, se bronzear na areia da praia, passear com as crianças e até mesmo apreciar a vista no período de inverno. No centro da cidade, você irá encontrar a Praia Central, que recentemente passou por um processo de alargamento da faixa de areia. Porém, se deseja mais tranquilidade, pode optar pelas Praias Agrestes, que são as queridinhas dos banhistas.

Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas, Estaleiro, Estaleirinho e Praia do Pinho são elas. A Praia de Taquaras, uma das mais movimentadas, fica a poucos minutos do centro da cidade, possui vários restaurantes, areia grossa e águas cristalinas que ficam profundas já nos primeiros metros. Já a Praia do Estaleirinho tem mar agitado e várias pedras para contemplar a beleza da praia – além de claro, restaurantes e pousadas bem próximos. Mas se você quer uma aventura ainda mais natural, recomendamos a Praia do Pinho: considerada a primeira praia de naturismo do Brasil, dispõe de pousada, camping e bares para as pessoas que desejam se aventurar à praia de nudismo.

Vida noturna

E não pense que são somente atrações turísticas diurnas que Balneário Camboriú possui. A cidade também traz um leque de opções para quem gosta de sair para jantar e aproveitar restaurantes com comidas típicas da região, degustar drinks em bares e dançar nas boates, clubes e pubs que a cidade possui. Então se você gosta de viver a vida noturna com os amigos, BC é uma excelente escolha de diversão.

Aquário e Roda Gigante

Além das praias e das opções de vida noturna que mencionamos, precisamos dar destaque aos outros pontos turísticos que a cidade possui. Um deles é o Oceanic Aquarium, um aquário gigante que foi desenvolvido para a preservação dos animais, e que hoje conta com mais de 100 espécies do mundo inteiro, em 25 diferentes ambientes que retratam o habitat natural dos animais aquáticos. Mas se você prefere algo mais eletrizante, te apresentamos a Roda Gigante da cidade: a Big Wheel foi inspirada na London Eye, de Londres, e conta com uma menor quantidade de barras de ferro, o que a torna mais moderna e visível de longe. A atração possui 36 cabines climatizadas em 65 metros de altura, e como fica localizada na encosta da morraria do Pontal Norte, permite uma vista completa da orla da cidade.

Parque Unipraias

Por fim, não podemos deixar de mencionar o Parque Unipraias: um destino clássico que une diversas atrações turísticas em uma só localização. O complexo interliga 3 estações (sendo 2 delas praias) e possui 47 bondinhos disponíveis para passeio. Dentro do parque, é possível andar no Youhoo!, trenó na montanha com percurso de 710 metros em meio à Mata Atlântica; parar para apreciar a vista da praia no amplo Mirante; se aventurar no Ziprider, uma cadeira suspensa que faz uma descida alucinante entre as praias; e também pode se divertir na Fantástica Floresta, um lugar mágico repleto de seres encantadores e atrações para a família.

Este foi o nosso artigo sobre como é morar em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Você, assim como a gente, já se sente apaixonado por essa cidade? Então conheça o Harmony Ocean Front, o empreendimento moderno e tecnológico da J. A. Russi, que fica localizado no coração de Balneário Camboriú. Até a próxima!

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Central de Vendas (47) 3268-6086

empresas parceiras

Copyright © 2021 – All Rights Reserved – J.A. Russi Construtora e Incorporadora – Web Development Rafaga Studio

Shopping Basket