Ambientes integrados: conheça essa tendência na arquitetura

Os ambientes integrados chegaram para ficar. O que era antes uma inovação tímida em imóveis modernos, hoje já virou tendência em diversos tipos de moradias. Seja para apartamentos pequenos, cujo principal objetivo é aproveitar espaços, como também para imóveis amplos e de alto padrão. Existem diversas possibilidades que trazem benefícios para a estrutura do ambiente e também para as pessoas que convivem dentro da casa.

Neste artigo, conheça as principais vantagens dos ambientes integrados.

O que são ambientes integrados?

Como a própria palavra indica, “ambientes integrados” significa a união de dois ou mais ambientes em um mesmo espaço, sem haver a necessidade de paredes ou divisórias no local. Essa tendência tem ganhado bastante destaque nos últimos anos, principalmente em construções modernas.

Por conta do constante crescimento populacional e da verticalização urbana, é muito comum encontrar apartamentos cada vez menores. A arquitetura teve que se reinventar para oferecer ambientes mais acolhedores e que dessem a impressão de que o espaço é maior do que na verdade é. Os ambientes integrados foram inspirados nos lofts norte-americanos, que na verdade eram galpões que foram se transformando em residências, estúdios e ateliês. Como não possuíam paredes para dividir cada cômodo, transmitiam a ideia de que eram grandes e versáteis. Logo esse estilo foi aperfeiçoado e adaptado às residências.

Quais são as vantagens dos ambientes integrados?

De início, essa ideia pode aparentar ser disruptiva demais, principalmente para quem está acostumado com residências grandes e com plantas tradicionais. Porém, os ambientes integrados trazem diversas vantagens, tanto para ambientes pequenos como também para imóveis maiores. Confira:

Aproveitamento do espaço

Uma das maiores vantagens dos ambientes integrados é o aproveitamento do espaço. Em muitos apartamentos onde a quantidade de metros quadrados é reduzida, unir dois cômodos acaba sendo uma ótima alternativa para dar mais amplitude ao ambiente. Porém, mesmo em apartamentos maiores e de alto padrão, o aproveitamento de espaço é necessário para dar maior versatilidade e funcionalidade ao imóvel, além de, claro, oferecer benefícios estéticos. Esse método acaba sendo excelente para permitir que cada área da casa seja aproveitada da melhor maneira possível, principalmente se for utilizado móveis planejados.

Melhor convívio social

Esse conceito arquitetônico permite um melhor convívio social entre as pessoas da casa. Salas integradas contribuem para uma comunicação mais efetiva e dinâmica entre os moradores, mesmo quando eles estão a metros de distância e fazendo atividades diferentes. Paredes isolam, já a integração de ambientes tem o intuito de, literalmente, quebrar esse ponto tão tradicional, que muitas vezes acaba sendo negativo por conta da rotina dos moradores.

Mas essa vantagem não é somente para pessoas que vivem na mesma casa. Ao receber visitas, é possível ter uma maior integração entre os convidados. Por exemplo, se a sala de estar é aberta junto com a cozinha, você pode preparar as refeições enquanto conversa com os amigos. Os ambientes ficam mais amplos e assim é possível dar atenção a todas as pessoas que estiverem na casa.

Personalização

Uma grande vantagem estética dessa integração é a possibilidade de personalizar o imóvel de acordo com o seu próprio gosto. É possível integrar a sala de jantar com a sala de estar, por exemplo; a cozinha com a sala; o quarto com o banheiro; a sala com a varanda; etc. As possibilidades são diversas e você pode escolher o que funciona melhor para a sua rotina e para a família.

Iluminação natural

Como mencionamos, para criar ambientes integrados, é preciso deixar de lado as paredes que dividem os cômodos. Dessa forma, a iluminação natural ficará mais intensa, o que permite um maior aproveitamento da luz solar durante o dia. Os cômodos ficarão mais aconchegantes, o que impacta completamente na diminuição do estresse, aumento do bem-estar e demais outros benefícios para a saúde. Além disso, uma maior incidência de luz deixa a decoração mais harmoniosa, e você não precisará deixar tantas luzes ligadas.

Essas foram as principais vantagens dos ambientes integrados. Você já conhecia essa tendência na arquitetura? Tem interesse em morar em um imóvel assim? Então clique aqui para conversar com nosso atendimento e conhecer nossas opções de empreendimentos de alto padrão no litoral de Santa Catarina.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Central de Vendas - (47) 3268-6086

empresas parceiras

Copyright © 2021 – All Rights Reserved – J.A. Russi Construtora e Incorporadora – Web Development Rafaga Studio

Shopping Basket