Alargamento da praia de Balneário Camboriú: saiba mais sobre a obra

O alargamento da praia de Balneário Camboriú segue com suas obras em dia, em perfeitas condições e conforme previsto no projeto. A nova fase da obra, que começou na segunda quinzena de agosto de 2021, já começou a mudar a paisagem da praia. Vários moradores param para observar os trabalhos, enquanto outros preferem assistir no conforto de casa as transmissões em tempo real que são disponibilizadas na internet. Até agora, já foram alargados cerca de 830 metros de comprimento.

Confira, neste artigo, como está o andamento das obras, quais são os principais objetivos do alargamento da praia de Balneário Camboriú e o que ele significa para o futuro da cidade.

O que é o alargamento da praia de Balneário Camboriú?

O alargamento faz parte de um grande projeto de revitalização da cidade. Ele consiste em aumentar o tamanho da faixa de areia da Praia Central, que vai desde a Barra Norte até a Barra Sul. Trata-se de uma alimentação artificial da praia, através de aterro hidráulico, que possui o objetivo de triplicar o tamanho da Praia Central. O projeto prevê a ampliação da faixa de areia dos atuais 25m, na média, para 70m.

Como está o andamento do projeto

O processo de alargamento da praia começou em março deste ano e, de acordo com a prefeitura de Balneário Camboriú, deve ficar pronto até novembro. Desde o dia 22 de agosto, uma embarcação começou a retirar a areia do mar e jogá-la no começo da praia. Até o dia 3 de setembro, 830 metros de comprimento já foram alargados, correspondendo a pouco mais de 400 mil metros cúbicos de areia retirados da jazida do fundo do mar. Atualmente, onze máquinas trabalham no local, que contam com escavadeiras e trator de esteira. A operação tem 90 funcionários trabalhando, sendo 60 deles na terra e 30 na draga (dois deles fiscais).

Como funciona o processo de alargamento

Veja, resumidamente, como funciona esse processo:

  1. A draga suga a areia entre 5 a 6 metros de profundidade;
  2. Próximo da praia, a areia é bombeada através de mangueiras;
  3. Na praia, máquinas nivelam e empurram a areia em direção ao mar.

Os objetivos do alargamento

O objetivo principal do alargamento da praia de Balneário Camboriú é oferecer mais segurança e conforto para os frequentadores da cidade. De acordo com o Relatório de Impacto Ambiental, realizado pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA), é possível manter um local ainda mais propício e encantador às pessoas. Além disso, com o alargamento da faixa de areia, será possível ampliar as estruturas de comércios que já existem, como tendas para a venda de comidas e bebidas e também para estabelecimentos que oferecem equipamentos de lazer.

Este plano de alargamento existe desde 2017, quando o prefeito apresentou as intenções ao governador do estado. Porém, devido a pandemia que iniciou em 2020, esse processo teve que esperar ainda mais um pouco para ser iniciado.

Investimento para o futuro

O orçamento do alargamento ficou em R$ 66,8 milhões. Ele está sendo realizado pelo consórcio entre a empresa brasileira DTA Engenharia e a belga Jan de Nul. A revitalização da Avenida Atlântica, embora também faça parte do projeto, ainda não tem o orçamento pronto e nem se sabe quando começará a ser feita. O alargamento da praia também promove uma ótima novidade para chamar turistas, aumentar a frequência de visitação dos próprios moradores em relação à praia, assim como contribuir para o comércio local.

De acordo com o Jornal Página 3, a valorização dos imóveis será imediata e acima de 20%. Trata-se também de uma questão econômica, como ressaltou o prefeito Fabrício Oliveira em nota para o Portal Oficial da Prefeitura. De acordo com ele, “é uma obra importante porque recupera e oferece à praia as condições necessárias para a manutenção do turismo”.

Este foi o nosso artigo sobre o alargamento da praia de Balneário Camboriú. Você tem interesse em morar ou investir na cidade? Então clique aqui para nosso atendimento te apresentar os produtos J. A. Russi na região.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Central de Vendas - (47) 3268-6086

empresas parceiras

Copyright © 2021 – All Rights Reserved – J.A. Russi Construtora e Incorporadora – Web Development Rafaga Studio

Shopping Basket