8 curiosidades sobre Balneário Camboriú que talvez você ainda não conheça

Balneário Camboriú completou 57 anos no dia 20 de julho. A cidade conta com paisagens espetaculares e que reúnem o melhor de dois mundos: o natural e o cosmopolita. A vida noturna é agitada, com diversas opções de lazer; durante o dia não é muito diferente: é possível se conectar com a natureza nos diversos cantos da cidade. Apesar de receber milhares de turistas no verão, a cidade também ganha destaque no período de outono e inverno. É, de fato, uma cidade que representa movimento.

Para comemorar o seu aniversário, preparamos 8 curiosidades que talvez você ainda não conheça sobre Balneário Camboriú, envolvendo a cultura, praias, parques e empreendimentos da cidade. Confira:

A Ilha das Cabras tinha realmente cabras

Sabe aquela misteriosa e maravilhosa ilha, que fica localizada na Praia Central de Balneário Camboriú? Ela se chama Ilha das Cabras e possui uma história bastante instigante. Na década de 70, o lugar foi habitado por Marciano Cavalheiro, primeiro salva-vidas de Balneário Camboriú, que trouxe a família para a ilha junto com alguns animais, entre eles cabras. Ele chegou a plantar várias espécies de árvores e plantas, que contribuíram para a visão espetacular que temos hoje, principalmente durante a noite, quando fica completamente iluminada.

O bolo de aniversário da cidade tem 55 metros

Balneário Camboriú também tem uma tradição bastante gostosa para o dia do seu aniversário. Há muitos anos, a prefeitura oferece 2 bolos gigantes no dia 20 de julho para os moradores. Um deles costuma ficar na rua 3100, e o outro na Praça do Pescador, que possui grande relevância para a história da cidade. Em 2019, os doces tinham 55 metros, com decorações que faziam homenagem ao mar e contavam com recheio de doce de leite.

Foi considerada a cidade mais segura do Brasil

Balneário Camboriú recebeu grande destaque no quesito segurança, sendo eleita em setembro de 2019 como a cidade mais segura do Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities, lançado pela consultoria Urban Systems. O município tem um índice baixo de violência e criminalidade, e recentemente aumentou o seu índice de investimento per capita em segurança, tornando-se referência em Guarda Municipal.

Possui um amplo parque ecológico

Muitas pessoas não sabem, mas a cidade também conta com um Parque Ecológico. Próximo à Universidade do Vale do Itajaí, o Parque Natural Raimundo Gonçalez Malta possui uma área de 250 mil m², que comporta uma mata remanescente de mangue e mata atlântica, além da riquíssima fauna e flora. Logo na entrada, é possível relaxar e fazer piqueniques no vasto gramado do parque. Dentro da mata existem trilhas, onde se pode observar plantas e flores exóticas da região, desfrutar do deck de madeira sobre o manguezal do Rio Camboriú e, com sorte, avistar animais que habitam o espaço.

A cidade possui 11 praias

Se engana quem pensa que Balneário Camboriú tem apenas a Praia Central – ou, muitas vezes, 4 ou 5 praias. Na verdade, a cidade possui 11: Praia dos Amores, Praia do Buraco, Prainha, Praia Central, Praia do Estaleirinho, Praia do Estaleiro, Praia de Laranjeiras, Praia de Taquaras, Praia de Taquarinhas, Praia do Pinho e Praia Brava (embora possa ser considerada como Itajaí também). Cada uma possui suas nuances e características próprias, porém, todas captam a essência e espetacularidade da cidade.

Cada cor do Cristo Luz traz um símbolo

Localizado em um dos pontos mais altos da cidade (cerca de 150 metros de altura), o Cristo Luz é um monumento artesanal que recebe milhares de visitantes todos os anos. Com os braços abertos, o Cristo segura em sua mão esquerda o símbolo do sol, que conta com um equipamento de luz de 6,6 mil W e se divide em 24 raios através de um jogo de espelhos. Suas luzes se acendem em todas as noites, e cada dia da semana corresponde a uma cor específica. São sete no total, com diferentes significados:

  • Domingo: branco (paz e fé)
  • Segunda: amarelo (paz e energia)
  • Terça: verde (paz e natureza)
  • Quarta: azul (paz e saúde)
  • Quinta: lilás (paz e reflexão)
  • Sexta: vermelho (paz e amor)
  • Sábado: rosa (paz e felicidade)

Foi a primeira cidade a ter uma praia de naturismo

Você já ouviu falar sobre a Praia do Pinho, certo? Mas o que talvez você não saiba é que ela foi a primeira praia de naturismo do Brasil. Ficou muito conhecida na década de 1980, quando ainda não existiam praias dedicadas ao naturismo em nosso país. Ela é um ponto de referência para quem busca um local tranquilo e para ter contato com a natureza – que é muito bem preservada, por sinal. Atualmente, a praia possui uma divisão: de um lado, todos os frequentadores ficam sem roupa. No outro, a nudez é opcional.

A cidade vai receber um parque aquático

Balneário Camboriú está com uma série de projetos para serem implementados na cidade. O Multiparque é um deles, que se encontra em fase final de planejamento. Este espaço irá reunir três tipos de parques em uma só grande área: parque aquático, parque temático e parque verde. Por isso o nome de Multiparque: um complexo incrível preparado para trazer diversão e novas experiências para toda a família. Clique aqui e leia mais sobre ele.

Balneário Camboriú é uma cidade repleta de encantos, tanto para quem mora quanto para quem vem visitar. Conheça nossos empreendimentos na cidade, clique aqui e fale com nosso atendimento.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Central de Vendas - (47) 3268-6086

empresas parceiras

Copyright © 2021 – All Rights Reserved – J.A. Russi Construtora e Incorporadora – Web Development Rafaga Studio

Shopping Basket