Monumento: O Caminhante

A prefeitura de Itapema presta justa homenagem ao fundador da J.A. Russi, João Amadeu Russi, inaugurando o monumento ‘O Caminhante’. A obra assinada pelo artista plástico Guido Heuer, exibe a escultura que reproduz um momento marcante e muito icônico na vida desse grande empresário: ele chegando de uma de suas inúmeras viagens pelo mundo.

Amadeu Russi foi incansável na busca pelo conhecimento, de referências urbanas para dar a Itapema esse ar cosmopolita, de desenvolvimento, por meio de empreendimentos imobiliários inovadores.

Na obra de arte feita em aço corten, o empresário caminha entre as praias de Itapema, representadas por colunas. O monumento fica localizado no Parque Linear João Amadeu Russi, no calçadão da praia do centro, entregue à comunidade em 07/08/2020.

Monumento O Caminhante

Como construtor, Amadeu Russi revolucionou o mercado imobiliário do litoral catarinense, mudando o conceito da construção civil com seu pioneirismo. Conheça um pouco mais sobre o grande homem por trás do monumento.

Nascido em Camboriú/SC, em 21 de outubro de 1958, caçula dos 11 filhos de Carlos Russi e Maria Graciola, descendentes de italianos que trabalhavam com olaria e arrozeira.

Na juventude, ele trabalhou como entregador de frango para o frigorífico dos irmãos. Casou-se com Roserina Vieira, juntos o casal partiu rumo a Rondônia em busca de melhores condições de vida.

Após 5 anos no norte do país, voltou para Santa Catarina e escolheu Itapema como lar.

João Amadeu Russi em uma de suas viagens

No ramo da construção civil, começou com seus irmãos, mas já no ano de 1989 fundou sua própria empresa. Com isso, pode começar a colocar em prática os sonhos e ideias que coletava em suas vivências e viagens. Teve duas filhas, Suzana e Joana, que cresceram em meio aos negócios e se prepararam para hoje atuarem na direção da empresa.

Imagem que serviu de inspiração para o monumento

Muito mais do que um homem de negócios, como pessoa, o Seu Amadeu, como era mais conhecido por todos, era empenhado em ajudar causas sociais, como a construção de igrejas (Estaleiro, Meia Praia, Jardim Praiamar) e a associação Maria Russi para acolhimento de crianças. Além disso, era famoso por suas gargalhadas e por seu espírito inovador e entusiasta.

Registro de João Amadeu Russi, família e equipe J. A. Russi

Foram quase três décadas dedicadas à construção civil, entre feiras de verão, construção do primeiro condomínio residencial resort da região, presidindo o SINDUSCON e fundando uma empresa sólida, pela qual já passaram quase 2 mil colaboradores. Assim, João Amadeu Russi se tornou uma figura emblemática da expansão do mercado imobiliário de Itapema e região.

A Construtora e Incorporadora J. A. Russi se orgulha em ter como fundador um homem tão honrado e admirado por todos!