Dicas de como usar madeira na decoração dos ambientes

Dicas de como usar madeira na decoração dos ambientes

Extremamente requisitada para compor a decoração de casas, a madeira é um material que traz sofisticação, praticidade e estilo ao decor. Mas o seu uso vai muito além: a madeira remete ao aconchego e conforto, ajuda a suavizar materiais, como vidros, metais e concreto e ainda traz consigo conceitos de atemporalidade que perduram através dos séculos. Arquitetos, designers e artistas vêm usando essa matéria-prima para decorar interiores e exteriores há anos, o que reforça essa ideia da madeira estar, literalmente, em quase todos os lugares.

Por isso, nosso setor de arquitetura desenvolveu um artigo especial para te mostrar dicas de como usar madeira na decoração dos ambientes. Continue acompanhando:

Motivos para utilizar madeira na decoração

Em contrapartida a um mundo cada vez mais moderno e tecnológico, o uso da madeira em ambientes caracteriza-se pela facilidade de composição de texturas ou cores com outros materiais, além de trazer ótimos benefícios como: aumento do isolamento térmico e acústico, proximidade com a natureza, bem estar, deixando os ambientes mais confortáveis e aconchegantes, maior resistência e durabilidade.

Outro grande motivo para se usar madeira nas decorações é a sua versatilidade: é um material sem restrições, podendo figurar em qualquer projeto, desde que se saiba qual o melhor tipo de madeira que se adequa a determinados ambientes. Desde salas e quartos (os mais comuns) esse material pode aparecer até mesmo em cozinhas e banheiros. Porém, é preciso ter cuidado, pois nem todo o tipo de madeira suporta umidade – então a melhor solução é ter o acompanhamento de um arquiteto e de um designer de interiores para qualquer nova decisão.

A madeira pode servir de base para qualquer tipo de ambientação, seja ela em estilo rústico, clássico, contemporâneo, industrial ou vintage. Por ter um visual extremamente neutro e coringa, pode combinar com outros materiais em fachadas, tetos, paredes, pisos, escadas e móveis.

Agora, confira as nossas dicas de como você pode incorporar a madeira nos ambientes da casa.

Pisos de madeira

Se você deseja que a madeira seja o material de destaque da sua decoração, então colocá-la no piso é a melhor opção. Esse recurso existe há muitos anos e sempre foi sinônimo de sofisticação e elegância. Os pisos de madeira podem compor ambientes separados: quartos, salas, varandas, ou até mesmo grande parte da casa como estilo principal.

Esquerda: Piso em madeira natural (cumaru). Direita: Laminado de madeira.

Plantas + madeira

A madeira também ajuda a compor um ambiente mais natural. Se você é amante de plantas e gosta de tê-las nos espaços da sua casa, então uma ótima alternativa é mesclar com os tons amadeirados – e assim você se sentirá ainda mais perto da natureza. Os vasos das plantas podem ficar acomodados em uma bancada de madeira, por exemplo, ou então a matéria-prima pode estar acoplada na parede em formato de rack. Essa combinação é extremamente simples, de baixo custo e que traz várias possibilidades, sendo elas internas ou externas.

Decorado 101 no Mueller Ocean Club

Tons escuros + preto

Tons mais escuros de madeira deixam o ambiente ainda mais sofisticado e elegante. Você pode compor o ambiente com móveis na cor preta, pois assim dará mais unicidade à decoração e ainda pode contrastar com o metal, por exemplo, que pode aparecer em detalhes da construção ou então em móveis completos. Essa dica de decoração é perfeita se você quer manter um espaço sóbrio e requintado.

Madeira + couro

A próxima dica é totalmente voltada para quem busca conforto sem que tenha que abrir mão necessariamente da sofisticação. A mistura da madeira com o couro traz uma sensação rústica e aconchegante para os ambientes, além de praticidade, durabilidade (pois são matérias-primas resistentes) e claro, muito estilo. Você pode usar a criatividade e seguir dois caminhos: o de combinar as cores da madeira com o couro, tornando o ambiente monocromático; ou então fazer um contraste de elementos, alternando as tonalidades de cores e sem necessariamente ficar preso a uma regra específica.

Revestimento de paredes

Quando o assunto é revestimento de paredes, a madeira está sempre no topo das opções. E não é para menos: por ser altamente resistente, neutra e ao mesmo tempo sofisticada, acaba sendo uma das melhores opções para compor uma decoração marcante. Quando utilizada em espaços maiores, proporciona um tom mais natural ao ambiente, além de melhorar a iluminação em dias mais escuros. Essa alternativa apresenta uma vasta gama de opções: tons claros, tons mais escuros, texturas mais simples e mais trabalhadas. É você quem decide!

Decorado 101 no Mueller Ocean Club.

Madeiras em móveis

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar o uso de madeiras em móveis. Por mais que você não decida utilizar a madeira em pisos e paredes, pode optar por deixar o ambiente acolhedor através dos móveis. Assim como nas dicas que mencionamos anteriormente, a madeira pode ser encontrada em várias tonalidades e texturas. Caso você queira um ambiente mais rústico, pode optar por manter a madeira crua (em questão de cor e estilo); se prefere algo mais clean, pode encontrar opções de móveis tingidos em branco ou preto; porém, se prefere dar um tom mais alegre aos espaços, há ainda a opção de madeiras pintadas em cores saturadas e vibrantes.

Atualmente, o mercado oferece uma gama de produtos que imitam a madeira com grande fidelidade, permitindo ao profissional explorar a característica da mesma em qualquer ambiente, até mesmo naquele em que a madeira natural não seria tão bem aplicada, como por exemplo banheiros (devido ao alto grau de umidade presente no ambiente).

Podemos ter um banheiro todo revestido em porcelanato imitando a madeira, sem ter problemas com o material natural, porém remeter conforto e aconchego que a madeira exprime.

Um bom projeto de interiores precisa organizar os espaços, de forma a garantir a funcionalidade aliados a aplicação dos materiais – beleza x uso x durabilidade x versatilidade.

Para ilustrar as dicas, confira a aplicação da madeira em alguns ambientes de nossos decorados:

Lavabo – Decorado Sint Maarten 1001

Bancada em estrutura metálica com pintura preta combinada com prateleiras de madeira natural (angelim) e cuba esculpida em porcelanato (Portobello) imitando madeira – persiana em lamina de madeira sintética.

Suíte máster – Decorado Sint Maarten 1001

Bancada em MDF com aplicação de lamina de madeira natural – móveis planejados Bentec.

Living – Decorado Mueller 102

Uso da madeira no painel ripado da TV, mobiliário solto e também nas peças de iluminação.

Living – Decorado Mueller 101

Uso da madeira em diferentes combinações.

Quer conferir de perto a aplicação da madeira na composição dos nossos decorados? Agende uma visita clicando aqui!