Como gerir uma equipe à distância

Como gerir uma equipe à distância

Por mais experiência e planejamento que um gestor possa ter, sempre existe a possibilidade de uma situação nova e inesperada pegá-lo de surpresa. E devido aos acontecimentos recentes, ninguém mais pode se dar ao luxo de duvidar disso.

O home office não surgiu junto com a pandemia que atingiu o mundo e forçou todos os países a, em maior ou menor grau, adotarem medidas de isolamento social. Esse modelo de trabalho já é uma realidade há bastante tempo em diversos setores. A diferença na situação atual é que ele deixou de ser uma escolha e passou a ser uma necessidade para empresas de todos os ramos. 

Mas isso não é razão para desespero, observando setores que já utilizavam esse modelo podemos identificar algumas ações para tornar essa transição mais tranquila e organizada.

CERTIFIQUE-SE DE QUE SEUS COLABORADORES TENHAM O NECESSÁRIO PARA REALIZAR O TRABALHO

Com o avanço da tecnologia e da inclusão digital, podemos imaginar que qualquer pessoa tenha os recursos necessários para realizar um trabalho à distância: espaço físico condizente, computadores, acesso a internet de qualidade. Mas partir dessas suposições pode levar ao erro. Por isso, converse com seus colaboradores e procure se inteirar da real situação de cada um antes de exigir produtividade.

DEFINA METAS CLARAS

A definição clara de metas é algo que deve estar presente no dia a dia de toda empresa, sempre . E isso se torna ainda mais relevante quando falamos de trabalho à distância. Defina, junto de seus colaboradores, metas claras e realistas a respeito do que você espera de cada um deles.

FAÇA REUNIÕES PERIÓDICAS

Com a instituição do trabalho à distância é inevitável que se enfrente perdas quanto ao relacionamento interpessoal dos colaborares, o que, a depender do serviço realizado pela sua empresa, é de extrema importância. Reuniões periódicas podem ser realizadas com por chamadas de vídeo que incluam todos os envolvidos em determinado projeto, momento em que a troca de ideias pode ser dar normalmente.

ESTEJA À DISPOSIÇÃO PARA AJUDAR

Já é famosa a máxima de que “um verdadeiro líder lidera pelo exemplo” e isso se torna ainda mais relevante agora. Esteja à disposição de seus colaboradores tanto quanto você espera que eles estejam à disposição da empresa. Isso dará a eles uma forte sensação de segurança, além de unir ainda mais a equipe.

ESTABELEÇA UMA ROTINA

Isso vale para toda a equipe, inclusive para você, gestor. Estabelecer uma rotina de trabalho é fundamental para manter a produtividade e o foco em alta.

PADRONIZE OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO

WhatsApp, e-mail, Hangout… são muitas as formas de se comunicar, o que pode ser bom, ou fazer com que tudo vire uma bagunça. Padronize os processos de comunicação para evitar ruídos entre a equipe. Estabeleça o canal por onde as mensagens e arquivos serão enviados.

VEJA NISSO UMA OPORTUNIDADE

Por fim, mas não menos importante: veja nisso uma oportunidade. Mesmo que tenha começado de forma forçada, devido às circunstâncias, o modelo de trabalho à distância pode trazer diversos benefícios para a sua empresa. Aproveite esse tempo para observar como o trabalho se desenvolve. Você pode querer manter determinados processos para além desse período.